sábado, 23 de janeiro de 2010

FEUDALISMO PARA CAPITALISMO

A Transição do Feudalismo para o Capitalismo


O texto a seguir foi extraído do site: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm a qual acrescentei os meus comentários

A Transição do Feudalismo para o Capitalismo
No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local.

As relações de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou camponês, que era subordinado ao senhor feudal.
O servo trabalhava na terra do senhor e pagava um “aluguel” pelo seu uso, além de trabalhar três dias por semana de graça para ele.

O servo devia gratidão ao senhor pelo trabalho e proteção, a essa relação de dependência e gratidão dá-se o nome de vassalagem. Nesse período não existia trabalho assalariado, o que resultava numa dependência social entre senhor e servo.

No capitalismo as relações de produção e trabalho possuem características opostas ao feudalismo.
O sistema capitalista deixa explícita a função do dono dos meios de produção e do trabalhador que vende sua força de trabalho, outra característica fundamental do capitalismo é a incessante busca pelo aumento da produção, a busca de novos mercados consumidores e a busca de lucros.

Fases do capitalismo

Pré-capitalismo: ocorreu nos séculos XII ao XV, a produção era distribuída através das relações de troca de produtos, o trabalho assalariado não havia estabilizado, o produto era fruto do trabalho e não da venda da força de trabalho. Os artesãos eram donos dos ofícios (técnicas de trabalho), das ferramentas e da matéria-prima.

Capitalismo comercial: ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, o artesão possuía autonomia, mas nesse período surgiu uma nova prática comercial. A maior parte do lucro ficava nas mãos dos comerciantes e atravessadores e não nas mãos de quem realmente produzia, essa é conhecida como a fase primitiva da acumulação de capital, e também pode ser considerada como uma fase de “especulação”.

Capitalismo industrial: é caracterizado pela aplicação de capital no setor industrial. O trabalho assalariado se fixa, e então fica nítido a separação de classes, à primeira classe pertencem os donos dos meios de produção e à segunda o trabalhador, que tem apenas sua força de trabalho.
O capitalismo industrial iniciou em meados do século XVIII na Inglaterra, se espalhou no século XIX por toda Europa, Estados Unidos e Japão e finalizou sua fase de expansão no século XX, alcançando as outras nações.

Capitalismo financeiro: é chamado também de capitalismo monopolista, nesta fase o capitalismo ficou marcado pelo poder do capital, das instituições financeiras. Os grupos e gigantescas multinacionais detinham os rumos do mercado, concentrando nas mãos um grande poder de decisão até mesmo no campo político.
--------------------------------------
MEU COMENTÁRIO: O feudalismo e o capitalismo são relações imperfeitas de um homem submeter-se a outro para poder sobreviver, da mesma forma o comunismo é outra forma humana de arranjo social visando a sobrevivência. O ser humano esta sempre a procura de atalhos, meios e oportunidades para conseguir sobrevivência, autonomia, independência e finalmente poder e domínio sobre o próximo.

A história mostra que nos três casos de relação de trabalho houve injustiça e opressão. Sem Deus, toda forma de governo e relações humanas esta fadada ao fracasso. A história da humanidade é cíclica. Quem viaja muito rumo ao horizonte, acaba chegando no mesmo lugar.
Acredito que Deus esteja deixando a humanidade tentar todas as alternativas de governo e gerir a economia para no final mostrar que sem Deus não somos nada, somos incapazes de dirigir o nosso destino. Nós humanos somos miseráveis. Estamos todos viajando, grudados em um grão de areia cósmica e achamos que somos o ser mais importante do universo. Somos formigas em uma folha no meio do oceano sem saber o que nos espera no minutos seguinte a nossa ínfima existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário