quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ARTE DE HACER FORTUNA

El arte de hacer fortuna

21.08.2010 | Eduardo Constantini, empresario fanático del deporte, cuenta cómo hizo su primer millón en un «país inconsistente»


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SHOPPING

FONTE DA INFORMAÇÃO ABAIXO:
http://iguatemi.infoinvest.com.br/static/ptb/mercado_sc_brasil.asp?menu_secao=menu_companhia


No Brasil, o primeiro shopping center inaugurado foi o Iguatemi São Paulo, em 1966. Na década de 70, sete novos empreendimentos foram iniciados, mas foi na década de 90 em que se construiu o maior número de shopping centers.

Em meados da década de 90, observou-se uma onda de crescimento, impulsionado por fatores específicos como

* sucesso de alguns empreendimentos realizados na década de 80;

* a estabilidade econômica oriunda do plano econômico que implementou o Real, a partir de 1994; e

* o aumento da carteira de fundos de pensão que, como conseqüência, aumentou seus investimentos em shopping centers, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de novos empreendimentos.



video




Impulsionado pelos fatores acima, o número de empreendimentos cresceu de forma acentuada até meados de 2000, quando o setor atingiu a marca de 230 unidades. No entanto, a partir deste período, o número de inaugurações começou a diminuir, ancorado principalmente pela escassez de recursos e formas de financiamento. Ao mesmo tempo, observou-se que o interesse dos fundos de pensão por novas construções reduziu-se substancialmente, dada a regulamentação vigente, cada vez mais restritiva quanto ao enquadramento de investimentos imobiliários como percentual de suas carteiras totais.

Segundo dados da ABRASCE, o cenário atual do setor é caracterizado muito mais pela consolidação dos empreendimentos já existentes do que pela acelerada expansão da base instalada, observada na década de 90.




video